LOFT 55 CULTURAL

Batizado de LOFT 55 CULTURAL, o anexo localizado no quintal tem como pano de fundo a Casa Modernista da Rua Bahia, projetada pelo arquiteto russo Gregori Warchavchik.

Multiuso, o espaço foi concebido com o intuito de proporcionar ao público uma experiência sensorial e de conexão com a natureza, com a arte e com o design.

A equipe do Studio Zanini se apropriou de formas geométricas para criar o projeto, de modo que o cubo se integrasse com a natureza e a edificação existente ao invés de destoar dela ou encobri-la. A estrutura vertical com uma escada helicoidal composta por 50 degraus de metal oxidado parece flutuar.

No andar térreo foi criado um volume que abraça a árvore de pau ferro de 24 metros, plantada por Mina Klabin, mulher de Warchavchik, que assinou os jardins tropicais da residência. Neste espaço o visitante pode contemplar e venerar a natureza, as peças de design e as obras de arte expostas.

Já no terraço, a vista de 360° é um convite para apreciar a beleza e se conectar aos dois blocos prismáticos justapostos lateralmente através de uma parede comum.

“A casa é muito bonita com seus volumes construtivos, além de um importante patrimônio histórico. Desde o começo, sentíamos o desejo de criar um espaço de contemplação no local, integrando a natureza e deixando a arquitetura de Warchavchik como protagonista”, afirma Zanini de Zanine.

O conceito por trás do LOFT 55 Cultural, aliado à união entre as matérias primas como o concreto, madeira, ferro e vidro, e a influência de linhas retas, forma um design totalmente contemporâneo.”