Exposição
“Os Modernos visitam a Casa Modernista de Warchavchik na Rua Bahia”

O ambiente da AMDMB na Mostra Modernos Eternos SP foi  transformado em uma sala expositiva. A curadoria e a arquitetura conceitual da exposição “Os Modernos visitam a Casa Modernista de Warchavchik na Rua Bahia” são do renomado artista Juarez Machado, membro da equipe de Sergio Rodrigues nos anos 1960 quando, sob a orientação do arquiteto, criava em seus desenhos os ambientes com os móveis da OCA para serem apresentados aos clientes da loja, inclusive aqueles apresentados para as repartições públicas de Brasília. E assim tem início uma amizade que perdura.

A exposição “Modernos visitam…”   apresenta um fragmento de uma longa vida de Sergio dedicado ao desenho de mobiliário.

Neste ambiente lúdico idealizado e desenhado à mão por Juarez, não encontramos perímetros: o ambiente foi expandido intencionalmente para além muros, e é nesta liberdade atemporal que o curador-artista, sentado na poltrona Moleca, apoia sua garrafa de vinho no banco Mocho, e presta homenagem ao arquiteto e designer – “MEU GRANDE MESTRE … SERGIO RODRIGUES”.

Luiz Octavio Louro Gomes

Presidente da Associação Mobiliário e Design Moderno Brasileiro

Apoio institucional: Instituto Juarez Machado

Descrição dos produtos da exposição da AMDMB

  • Móvel 1 – autor: Sergio Rodrigues | poltrona Moleca | Brasil, 1963 + versão desmontável da poltrona Mole, a poltrona Moleca contém peças em madeiras não torneadas, com montagem por meio de encaixes que prescindem do uso de ferramentas.
  • Autor: Sergio Rodrigues | banco Mocho | Brasil, 1954 + primeiro desenho de Sergio Rodrigues produzido e vendido pela OCA, o banco Mocho é uma interpretação livre do “banquinho da leiteira”.

 

sobre Sergio Rodrigues: Sergio Rodrigues (RJ, Rio de Janeiro, 1927 – RJ, Rio de Janeiro, 2014). Revolucionou a estética do mobiliário no Brasil dos anos 1960, com seu estilo original. Algumas vezes a estética do seu desenho se aproxima da cultura indígena brasileira e, em outros casos, da cultura caipira brasileira. 

sobre Juarez Machado: Juarez Machado (Joinville, Santa Catarina, 1941). Pintor, cenógrafo, decorador, escultor, desenhista, jornalista, ator, escritor, mímico, caricaturista, ilustrador e cartunista.

Adaptação 360º:
Site desenvolvido pela ReVirtua E60 para Modernos Eternos SP ©‎ 2020

Topo